sábado, 29 de julho de 2017



Um lindo relato das Escrituras a respeito de um escravo que foge em busca da tão sonhada liberdade e acaba encontrando na prisão aquilo que tanto almejava. Esse acontecimento resulta numa linda carta que o apóstolo Paulo escreve a Filemom. Espero que esse singelo texto ilumine nossas mentes para compreendermos a mensagem que Deus nos dá através da sua maravilhosa verdade
               
O apóstolo Paulo escreve essa carta com uma razão muito importante, ele intercede em favor de Onésimo, um escravo fugitivo. Diante dessa atitude, nós cristãos aprendemos que devemos demonstrar amor uns pelos outros, obedecer este mandamento tem que ser espontâneo e não forçado.
Filemon 1. 8-20
                O texto apresenta o perdão, a misericórdia e o amor de Deus ao permitir que um escravo roube seu senhor e fuja. No entanto, a história desse escravo relata um momento lindo na história do cristianismo, esse escravo foi preso justamente na mesma prisão em que apóstolo Paulo estava. O senhor levou o escravo fugitivo à prisão que lhe traria a liberdade, Paulo evangelizou a Onésimo, e ele se converteu a Cristo. O escravo fugitivo se torna filho na fé do apóstolo.
                Paulo se apresenta como mediador entre Onésimo e Filemon para quitar todo débito de Onésimo, a dívida de Onésimo foi colocada na conta de Paulo o que nos faz lembrar que a nossa dívida também foi paga por outra pessoa, Jesus pagou nossa conta com sua morte, ele rasgou o escrito de dívida que existia contra nós, agora somos livres e nenhuma condenação há para nós que estamos em Cristo.
Nós fomos perdoados e precisamos oferecer perdão, nós fomos alcançados pela graça e temos que ser o canal dela, nós que experimentamos do amor de Deus devemos distribuir com generosidade esse amor, deixando todo o egoísmo de lado.

A lição principal
O evangelho de Cristo é o poder de Deus para a salvação de todo que crê. Ele transforma rico, pobre, escravo e livre. Enquanto, o mundo constrói muros entre as pessoas, dividindo-as pela cor da pele, pelo status social e financeiro, Jesus destrói esses muros. Cristo derrubou o muro que nos separava, ele acolheu pobres, prostitutas, pecadores. Paulo mostra que um senhor de escravo, e um escravo fugitivo convertido a Cristo, são iguais aos olhos de Deus.

Conclusão


O pecado afasta, o evangelho aproxima, o pecado destrói relacionamentos, o evangelho reconcilia, o pecado prende as pessoas, o evangelho liberta. Nesta carta aprendemos que a honestidade é uma virtude do cristão, Onésimo não pode continuar sua vida cristã sem que antes restitua seu senhor, não podemos dizer que somos cristãos, e sair por aí mentindo, enganando, fugindo da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário