Um
lindo relato das Escrituras a respeito de um escravo que foge em busca da tão
sonhada liberdade e acaba encontrando na prisão aquilo que tanto almejava. Esse
acontecimento resulta numa linda carta que o apóstolo Paulo escreve a Filemom. Espero
que esse singelo texto ilumine nossas mentes para compreendermos a mensagem que
Deus nos dá através da sua maravilhosa verdade
O
apóstolo Paulo escreve essa carta com uma razão muito importante, ele intercede
em favor de Onésimo, um escravo fugitivo. Diante dessa atitude, nós cristãos
aprendemos que devemos demonstrar amor uns pelos outros, obedecer este
mandamento tem que ser espontâneo e não forçado.
Filemon 1. 8-20
O texto apresenta o perdão, a misericórdia e o amor
de Deus ao permitir que um escravo roube seu senhor e fuja. No entanto, a
história desse escravo relata um momento lindo na história do cristianismo,
esse escravo foi preso justamente na mesma prisão em que apóstolo Paulo estava.
O senhor levou o escravo fugitivo à prisão que lhe traria a liberdade, Paulo
evangelizou a Onésimo, e ele se converteu a Cristo. O escravo fugitivo se torna
filho na fé do apóstolo.
Paulo se apresenta como mediador entre Onésimo e
Filemon para quitar todo débito de Onésimo, a dívida de Onésimo foi colocada na
conta de Paulo o que nos faz lembrar que a nossa dívida também foi paga por
outra pessoa, Jesus pagou nossa conta com sua morte, ele rasgou o escrito de
dívida que existia contra nós, agora somos livres e nenhuma condenação há para
nós que estamos em Cristo.
Nós
fomos perdoados e precisamos oferecer perdão, nós fomos alcançados pela graça e
temos que ser o canal dela, nós que experimentamos do amor de Deus devemos
distribuir com generosidade esse amor, deixando todo o egoísmo de lado.
A lição principal
O
evangelho de Cristo é o poder de Deus para a salvação de todo que crê. Ele
transforma rico, pobre, escravo e livre. Enquanto, o mundo constrói muros entre
as pessoas, dividindo-as pela cor da pele, pelo status social e financeiro, Jesus
destrói esses muros. Cristo derrubou o muro que nos separava, ele acolheu
pobres, prostitutas, pecadores. Paulo mostra que um senhor de escravo, e um
escravo fugitivo convertido a Cristo, são iguais aos olhos de Deus.
Conclusão
O pecado afasta, o evangelho
aproxima, o pecado destrói relacionamentos, o evangelho reconcilia, o pecado
prende as pessoas, o evangelho liberta. Nesta carta aprendemos que a honestidade
é uma virtude do cristão, Onésimo não pode continuar sua vida cristã sem que
antes restitua seu senhor, não podemos dizer que somos cristãos, e sair por aí
mentindo, enganando, fugindo da realidade.



